Em dezembro de 2010, através da Portaria nº 1396, em 13 de dezembro de 2010 e publicado no Diário Oficial da União de 14/12/2010 do MEC, considerando a relevância da Instituição de Ensino Superior para a região de Monte Santo, foi autorizado o funcionamento da Faculdade do Sertão Baiano – FASB, obtendo o credenciamento para ministrar Cursos de Licenciatura de Pedagogia, Matemática e Bacharelado em Secretariado Executivo, na modalidade presencial.
A idéia da Faculdade do Sertão Baiano – FASB começa em 1997, através do Programa Alfabetização Solidária. Desde essa época, pensou-se em uma proposta de ensino superior em Monte Santo, numa perspectiva de Educação voltada para a qualificação dos quadros de professores da região e ações que contemplassem a qualidade de vida de sua população, tendo em vista o quadro educacional apresentado na época.
Em 2004, foi Monte Santo que possibilitou condições ideais para implantação de uma instituição de ensino superior, quer por sua estratégica localização geográfica, quer por sua importância histórica, quer por incentivo municipal, ampliando-se, dessa forma, a intervenção educativa para além da alfabetização. Foi criada, assim, uma proposta para ensino superior presencial para a região e encaminhada para o MEC. A concepção de ensino superior, portanto, está intimamente ligada com a formação inicial e continuada de professores para toda região do semi-árido nordestino, aos quadros da rede municipal, estadual e privada.
Embora a origem da FASB esteja vinculada a formação de professores, e antes disso, com a alfabetização de jovens e adultos, considera-se as consequências que uma Instituição de Ensino Superior provoca quando de sua instalação, principalmente em uma região em que não há nenhuma outra, entendendo-se que as vantagens da presença e do olhar de Ensino Superior no município não se situam somente na questão da elevação do nível educacional (melhorias dos quadros dos professores da educação básica), mas, incentivo a permanência dos jovens no município; intervenção mais significativa nos problemas sociais e educativos, tais como: drogas, violência, gravidez precoce; aumento de empregos diretos; aproveitamento do potencial econômico pela circulação de mais pessoas que buscam formação superior: hospedagens, transporte e alimentação; desenvolvimento de outras ações empreendedoras: pousadas, indústrias, livrarias, dentre outras; melhoria da qualidade de vida das pessoas; possibilidade de continuidade de estudos dos alunos concluintes do ensino médio do município e dos que fazem divisa com o município; uso sustentável do meio ambiente: realização de pesquisas acadêmicas investigando reais problemas e apontando caminhos. Essas foram algumas das justificativas para a FASB fazer-se presente na região.
Nesse sentido, o processo teve um longo percurso, a colaboração de muitos que se desprenderam com um único objetivo Melhorias regionais, refazendo o percurso das professoras e de seus fiéis colaboradores. A FASB agora se torna realidade concreta e convida a todos que buscam conhecimento: jovens, adultos, estudantes, professores, profissionais de todas as áreas do conhecimento e comunidade que estejam com a FASB.
Por isso a FASB carrega no seu dna a ideia da resistência! Venha ser FASB! #dnaderesistência!